20 fevereiro 2015

A minha opinião sobre o consumo da alta moda e das grifes de luxo.

Quem me acompanha a algum tempo sabe que gosto de fazer posts mostrando as It Coisas da moda. Aquelas peças que a moda proporciona para quem tem dinheiro extra para gastar, sejam bolsas, sapatos, vestidos, ternos... Não estou falando de marcas caras, e sim de marcas extremamente exclusivas e luxuosas, consequentemente (muito) caras.

Por isso hoje eu vim tentar expressar a minha opinião sobre esse assunto. Quero deixar bem claro que a minha opinião tem a ver comigo e com a minha realidade. Não tenho dinheiro o suficiente para ir fazer compras nessas lojas sem um certo planejamento. Tudo que eu tenho e quero ter é muito bem pensado. Claro que existem os extremos, as pessoas que podem comprar tranquilamente e as que não tem condição alguma.

Comecei a achar esse post necessário com os comentários do tipo: "um absurdo pagar isso em uma bolsa" ou "existe mesmo gente que compra esse tipo de coisa?". Acho que como é um assunto polêmico, e que de certa forma eu incentivo no blog, é justo eu me expressar em relação a isso.


Tento sempre mostrar para as pessoas (não só leitores, mas amigos e família também) que não é todo mundo que gasta um dinheirão pensando em se exibir, sair ostentando, tem toda uma qualidade envolvida. E claro, algumas pessoas como eu gostam dessas peças pelo peso que elas tem na moda. Afinal, uma bolsa Lady Dior é muito mais importante do que uma qualquer nacional.

Não quero menosprezar nenhuma marca. Por sinal, temos marcas incríveis e de peso aqui no Brasil. Osklen por exemplo, já é a queridinha no verão europeu. E por mais que não faça parte do mercado de luxo que eu estou me referindo, ela também tem os preços bem salgadinhos né? Mas você provavelmente conhece alguém que prefere gastar mais nos sapatênis de lá!!! No meu caso, sei que meu irmão trocaria 2 quaisquer por 1 de lá.

É o conforto, a qualidade, além da beleza e de um toque de exclusividade. Mas não vim falar da Osklen, até porque ela não se encaixa no perfil das lojas as quais estou me referindo.


Para deixar o post mais fácil de entender, vou falar com foco nas bolsas, que para mim é o que mais vale a pena investir: Bolsa e Sapato.

Mas voltando para a qualidade. Quanto tempo dura uma bolsa de marca brasileira? Dessas marcas que tem loja em quase todo Shopping daqui de São Paulo com bolsas que chegam a custar 600 ou até mesmo 800 reais. Por experiência própria sei que não duram tanto. A costura não é tão bem feita, a tinta desbota, a alça descasca... Vai falar que não?!

É claro que encontrar uma bolsa de uma marca mais cara por menos de 1000 reais é uma missão quase impossível, principalmente aqui no Brasil. Mas será que a qualidade não vale uma parte do investimento? Isso mesmo, eu falei uma parte. Se a única coisa que você quer é qualidade, você encontra sim em marcas nacionais e com preços mais amigos.

Mas existem outros fatores que nos fazem querer a bolsa de marca. Como já disse, a importância da bolsa ou da marca na moda é uma coisa bem atrativa. Podem perceber que quem curte moda, normalmente dá mais valor para grifes. Talvez investir em uma bolsa, ou um sapato que você quer muito, possa sim valer a pena. Não porque você precisa, e sim porque é um desejo e nada mais justo do que você querer realiza-lo. Quem precisa de um sapato com sola vermelha? Ou de uma bolsa com um logo idolatrado? Ninguém.



O que me incomoda é que algumas pessoas não entendem o gosto e desejo das outras. Existem as pessoas que gostam de carro, e gastam o dinheiro que muitas vezes não tem para ter um carrão. Quem precisa de um carrão? Assim como vários outros exemplos que vocês conseguem pensar por si próprios.

Eu acho que se a pessoa gosta, acha que para ela isso é sim uma coisa relevante, se joga... Mas com sabedoria. O mundo é repleto de coisas que não valem a pena, e mesmo assim a gente quer. Faz parte da vida. Se você não é atraído por esse mundo, tudo bem. Mas não critique quem muitas vezes faz de tudo para comprar o que quer.

No fim a vida é curta e o que importa é a nossa felicidade. Então descubra o que te faz feliz e corra atras. Eu não tenho vergonha de falar que para mim, viagens e moda são as duas coisas que mais me fazem feliz. Comprar uma coisa que eu queria muito durante uma viagem internacional? O sorriso dura dias. A viagem acabou e eu ainda estou realizando um desejo.


Não estou me referindo ao extremo. Uns dias atras estava na loja da Chanel e vi uma bolsa (que normalmente custa entre 10 a 20 mil reais, o que eu já acho caro) por quase 100 mil por ser um modelo limitado, especial. Isso já é outro mundo, outra realidade. Mas quantas pessoas passam anos desejando uma coisa que, com uma economia aqui e outra ali, conseguiriam comprar?!

Por exemplo. Quem nunca quis uma Louis Vuitton? Com certeza muita gente. Mas para os que já quiseram, os modelos speedy e never full custam em torno de 3 mil reais aqui no Brasil. Fazendo os cálculos por cima, com uma economia de 150 reais por mês, em 2 anos você consegue comprar a bolsa a vista. Eu prometo que ela vai durar muitooo mais do que 2 anos.

Espero que eu tenha sido claro. Essa é a minha opinião sobre o mercado de luxo, a alta moda. A qualidade está lá, de fato, mas eu sempre digo que ela não paga todo o preço. É preciso medir as vontades e ver se para você, vale a pena.


O valor das coisas é particular. Se para você não vale a pena, não quer dizer que não vale a pena para todos.

Ontem li um texto incrível sobre esse assunto. Na verdade é o outro lado da moeda. Aqui eu me expressei como o consumidor que planeja a compra, o consumidor que não tem a realidade do público alvo da grife. O texto mostra um pouco disso. Mostra que com a ostentação presente nas músicas e redes sociais, algumas grifes de luxo viram uma oportunidade de aumentar o lucro e deixaram de se preocupar com o público em questão, já que dentro de uma loja existem diferentes modelos e preços. Afinal, quem já viu uma Kardashian usando as bolsas Louis Vuitton que citei acima?

Quem quiser ler o texto é só clicar aqui!!!

Abraços, e boa sorte para conseguir qualquer coisa que vocês desejam.

18 fevereiro 2015

Diário de Fotos: Carnaval na Fazenda


Vocês viram que fui passar o Carnaval na fazenda da minha família? Deixei um post top programado aqui para o blog não ficar muito tempo desatualizado. Enfim, quem me acompanha pelo instagram viu que lá tem várias paisagens bonitas, animais de fazenda e uma variedade imensa de natureza. Foi ótimo para descansar a mente e lembrar dos bons momentos que passei lá durante a minha infância.

Por mais que a festa seja boa e que eu adore pular carnaval com meus amigos, já faziam 3 anos que eu festejava sem parar. 3 anos de carnaval com muita madrugada virada, musica alta e dor de cabeça no dia seguinte #prontofalei kkkk.

Dessa vez não rendeu quase nenhum post. Fiz um look e tirei várias fotos de lá, então resolvi mostrar as minhas preferidas nesse post. Espero que gostem das fotos e de ver como passei esse feriado de festança quietinho.










































Muita coisa legal né? Eu ameeeei os porcos. Juro que fiquei um tempão "conversando" com eles kkkkk.. Mostrei um pouco no meu snap, quem não me tem ainda pode me adicionar lá: /miracca.

Bom, é isso. Hoje de madrugada volto para São Paulo e aí a rotina volta ao normal né?! Mesmo não fazendo faculdade nem cursinho, estou deixando essa "férias" o mais produtiva possível. To achando uma delícia me dedicar mais ao blog e estudar inglês em casa.

Abraços, e bom restinho de Carnaval.

PS: Algumas pessoas estão me perguntando sobre eu ter me formado e não estar fazendo faculdade ou algum curso preparatório. Acontece que nem as pessoas mais próximas de mim sabem direito sobre isso, nem eu sei para falar a verdade. Mas vocês podem me mandar algumas perguntas por email (lucasmiracca@gmail.com) que em breve vou fazer um post respondendo sobre esse assunto.

15 fevereiro 2015

Das passarelas de Londres para o meu closet, por favor!

_________________________________________________________________________________
**** Esse post foi escrito dia 11 de fevereiro, mas foi programado para postar automaticamente hoje, dia 15, pois estou viajando.****
_________________________________________________________________________________

Oi gente, tudo bom? Hoje vim falar de um assunto que eu amo. Amo ver, amo ler sobre, amo escrever, amo tudo que o envolva. É, nesse post vou falar de semana de moda masculina, mais precisamente a de Londres.

Eu não consegui acompanhar os desfiles masculinos quando eles aconteceram. Janeiro é super corrido para mim, viajo bastante e dou prioridade para acompanhar os blogs que mais gosto. Agora estou mais tranquilo para ver os desfiles, e hoje vim mostrar as peças que eu mais gostei.

Dicona para quem não não sabe direito como procurar desfile, ou não curte ver o desfile em video: O Kadu Dantas do Blog do Kadu foi a quase todos os desfiles, e fez um resumo top dos desfiles que aconteceram em Londres, nesse link!

Topman

Mas hoje não vim falar de tendências e nem do que rolou por lá... Muita gente (a maioria) acha que desfile de moda são só roupas estranhas e que ninguém usa na vida real. MENTIRA! Os desfiles tem sim, muitas peças comuns. Fora aquelas super ousadas e diferentes, que eu adoro haha.

E é dessas peças que vou falar hoje. Escolhi mostrar o meio termo. Nada muito comum como terno e casacões, mas nada muito alienígena. São peças especiais, mas que eu sem dúvidas compraria se eu achasse por um preço acessível.

A foto acima, por exemplo. Amei. Amei a calça, super rola com uma camisa preta. E amei mais ainda o trench coat xadrez. O desfile da Topman foi enlouquecedor, quero tudo e minha carteira agradece se nenhuma das peças que eu mostrar nesse post forem para as lojas.

A maior parte das peças que eu gostei é sobreposição. Jaquetas, casacos, ponchos... Tudo estava muito lindo!

 Topman

 Topman
Adorei o brilho dessa jaqueta. Vermelho e preto super funcionam juntos né?

 Topman
Uma das minhas peças favoritas de todas do post.

 Topman
Não curto muito usar bandeira, mas achei legal essa jaqueta.

Topman
Atenção especial para esse poncho. Os ponchos apareceram muito nessa temporada. Tanto nas passarelas quanto no street style. As franjas também entraram com tudo na moda masculina.

Richard James

Richard James

 Dunhill
A Dunhill mostrou uma forma um pouco mais clássica de usar as peças furry (peludinhas).
Elas estão super em alta lá fora, as mulheres adoram e os homens também!

Dunhill
Adorei esse, mas imagino que não devo ficar muito bem com casacos tão compridos.
O forro dourado ficou super legal, não acham? Novamente uma peça peludinha.

E. Tautz
Esse desfile não me atraiu em nada. Todas as peças eram sem nada de cor (só preto, cinza, etc)
e muito sociais. Nada que eu usaria. Até eu achar esse suéter super diferente. Gostei bastante!

J. W. Anderson
Jaquetinha de couro básica, só que com uma cor um tanto quanto ousada.

 J. W. Anderson
UAU! Que peça incrível. Mas novamente não acho que ficaria bem em mim.

Astrid Andersen
Não sei se vocês perceberam, mas são duas peças. O moletom e a jaqueta curta.
Não faço ideia de como ficaria em mim mais não custa tentar!

Moschino
A Moschino costuma ter roupas não usáveis porém incríveis. Dessa vez só gostei de algumas.
Usaria a calça e a jaqueta. Adorei essa estampa que parece uma colagem de diferentes tipos de jeans.

Moschino
Amo verde militar e acho que super combina com onça, só que não gosto dessas jaquetas volumosas estilo neve. Acho muito esportivo. Amei a calça! Já to querendo uma calça assim faz tempo.
_________________________________________________________________________________

O que acharam? Tem que ter coragem e estilo para usar, mas acho que eu encaro haha. Abraços!