Mostrando postagens com marcador fashion week. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador fashion week. Mostrar todas as postagens

07 fevereiro 2016

Fashion Show: Roupas De Papel




Como eu já falei em alguns outros posts aqui do blog, o meu curso é dividido em termos. Cada termo tem em média seis semanas e aborda um assunto diferente. Eu estou esperando o meu feedback do último termo para mostrar melhor em vídeo como isso funciona, com a ajuda dos meus sketchbooks e etc.

Esse termo foi bem básico e complicado ao mesmo tempo. Abordamos duas unidades: uma sobre trabalhar com diferentes materiais em 3D, tirando inspiração da arquitetura, e a outra sobre controle de tempo.

A minha professora juntou essas duas unidades na seguinte tarefa: Três semanas de preparação, o que significa trabalhar com amostras (no nosso caso o material escolhido foi papel) e estudar a organização e preparação de um desfile. A quarta semana foi a preparação final, o que significa que tivemos que transformar as amostrar em uma roupa de verdade, e usar nossos estudos para preparar o desfile.

O nosso vestido (que poderia ser para qualquer sexo ou estilo) tinha que ser preto e branco e não podia ser estampado. O tema era arquitetura e como eram vestidos de papel, a intenção da coleção não era comercial. Nós tinhamos que usar a estrutura e detalhes de prédios para criar roupas em três dimensões. Uma coisa bem Lady Gaga no inicio da carreira.

Tivemos um photoshoot na segunda feira e o desfile foi na quinta. Foi tudo muito estressante e corrido, porque além de sermos os designers, fomos nós que fizemos as roupas e que preparamos tudo para o desfile. Seja luz, palco ou música, nós que organizamos tudo (com a ajuda da professora, claro).

Sobre o "tempo", abordamos ele nesse termo porque tempo é extremamente importante na indústria da moda. Cada coleção é feita para uma época do ano específica, e como tinhamos o desfile, teríamos que ter controle total do nosso tempo para terminar antes da data limite.

Na organização de um desfile o tempo também é bem importante, e tudo tem que ser bem contado. Quando tempo a modelo vai demorar para chegar no fim da passarela? Quando tempo ela vai ficar lá? Depois de quanto tempo sai a próxima modelo? Fora que precisamos da ajuda de todo mundo da minha sala, somado aos estudantes de maquiagem e cabelo, que ajudaram de montão na preparação das modelos. Como era roupa de papel, houveram até brigas por um grampeador antes do desfile começar, porque muitos vestidos estavam rasgando com os movimentos das modelos!

A única coisa que não quisemos fazer profissionalmente foi a escolha das modelos. Preferimos escolher meninas normais que estudam no mesmo colégio para evitar mais dor de cabeça e trabalho.

No fim deu tudo certo e eu resolvi mostrar pra vocês as criações. Gosto é uma coisa pessoal, mas saibam que todos esses vestidos levaram quase uma semana inteira para serem feitos, e semanas de prática. Minha sala tem mais do que 11 pessoas, mas apenas nós tivemos controle do papel e do tempo, e conseguimos apresentar nossas criações. Um dos vestidos não apareceu no site da minha escola, então não coloquei a foto aqui, mas foram 12 no total.

Em breve mostro mais coisas relacionadas ao curso. Boa semana a todos!













06 outubro 2015

Chanel Cria Aeroporto Para Desfile.


Minha tentativa de voltar a postar aqui com a mesma frequência do ano passado não está dando muito certo né?! Acho que faz parte... Muita coisa mudou nesses meses que estive aqui, e minha rotina, tarefas, e estilo de vida estão bem diferentes. Nessa época ano passado eu estaria super atualizado em relação as quatro semanas de moda, teria feito post dos melhores desfiles, e já estaria preparando posts com dicas de como vestir de forma usual, o que foi desfilado de forma conceitual nas passarelas.

Pensando nisso, esse post vai ser sobre um tema que sempre faz sucesso: CHANEL!


A grife adora criar ambientes cotidianos para apresentar suas coleções. Já rolou desfile em cassino, restaurante, Mercado e por aí vai... Para a apresentação da coleção de Primaveira Verão 2016, Karl Lagerfeld (diretor criativo e designer chefe) resolveu criar um aeroporto.

A explicação que ele deu para a Chanel Airlines (nome da suposta companhia), foi que por mais que ele não seja um cantor famoso, um ator de Hollywood e nem seja uma celebridade que faça escândalos, ele é alvo constante de fotógrafos e fãs, impossibilitando ele de usar os aeroportos tradicionais.


O que mais chamou atenção foi o lugar para fazer check-in, onde atendentes ficaram nos balcões, e tudo era em preto e branco, customizado com o logo da marca. Durante o desfile, algumas modelos iam para a mesa do check in para recolher documentos e até retirar alguns itens da mala por conta do excesso de bagagem.


MAS E A COLEÇÃO?

Como sempre, as minhas peças favoritas são as que lembram roupa de vó rica, tipo roupa de rainha. Têm muita saia midi volumosa, frequentemente usadas por cima de calças do mesmo tecido. Algumas camisas, blusas e jaquetas têm as mangas largas, criando um volume super estiloso nos braços e ombros. 90% dos sapatos desfilados eram grosseiros e metalizados, porém femininos; e nos olhos, óculos gigantes com uma pegada super sporty davam aquela impressão de "sou rica e não te dou intimidade".


Essa coleção é de Ready To Wear, e achei super legal como o Karl conseguiu misturar looks totalmente comerciais, com alguns mais conceituais. Também amei as versões limitadas das bolsas clássicas, que são bordadas e coloridas com uma pegada meio étnica.














As modelos que não usavam óculos estavam com toda a região dos olhos pintada de azul claro. Quando vi uma foto de longe no Instagram, eu achei que eram realmente óculos de verdade, versões pequenas e hippies. Mas não, era parte do tema da maquiagem mesmo... hahaha.


E aí, o que acharam? Quando eu tiver um tempinho vou dar uma olhada nos desfiles das minhas grifes favoritas e postar mais sobre esse mês da moda aqui. Após Nova York, Londres e Milão, Paris é a maior semana de moda, com mais de 90 desfiles. Ou seja, é preciso tempo e determinação para acompanhar tudo!

Até mais, Lucas! :)

22 setembro 2015

Fashion Week: O melhor da Burberry.


Não adianta negar, por mais que Londres esteja cheia de marcas e estilistas incríveis, toda London Fashion Week tem um desfile principal: o da Burberry. A grife inglesa que foi fundada em 1856 é uma das marcas de luxo mais conhecidas do mundo, e sem dúvida a mais famosa das concorrentes britânicas.

A Burberry é se orgulha muito de ser Inglesa, isso fica claro nas coleções, inspirações, e até na escolha das modelos e celebridades que representam a marca. Todo show é impecável, e quando se trata do desfile da Burberry, é muito mais do que uma nova coleção: é o evento da temporada!


Ontem eu estava trabalhando no evento da loja da Regent Street (a maior Burberry do mundo), pois o desfile foi exibido ao vivo do Big Screen (a loja tem um telão gigantesco para exibir os desfiles e vídeos promocionais), então consegui ver tudo ao vivo e de primeira mão.

Resolvi fazer esse post mostrando os meus 5 looks favoritos do desfile. Para não ficar tão difícil, escolhi 5 masculinos e 5 femininos, até para vocês poderem sacar um pouco a pegada dessa coleção nova.

Lembrando que a Burberry tem 3 divisões: Brit, London e Prorsum. A desfilada foi a Prorsum, que é a mais luxuosa, sem xadrezinho e que só é vendida em algumas lojas específicas.






Os looks masculinos foram menos ousados do que os da última coleção, com pouca cor e estampas chamativas. Acho que o toque especial dessa coleção foi o fato da Burberry introduzir renda, seda e bordado para o armário masculino. Amei as camisas e o trench coat de renda. Também gostei da camisa terrosa em tecido brilhante (não sei se é seda ou algo do tipo, mas achei bem moderna). O blazer bordado já não é tão novidade, levando em consideração que a coleção atual da Burberry tem peças bordadas com espelhos.









A coleção feminina não me encantou tanto assim... Preferi a última coleção com mais cores e estampas. O foco dessa vez foi o neutro com foco nos detalhes. As peças provavelmente vão ser caríssimas, pois a maioria tem um detalhe bordado, rendado ou algo especial. Por mais que tenha essa pegada meio rocker, é uma coleção relativamente simples, sem muita ousadia ou sensualidade.






Os sapatos já saíram um pouco mais da zona de conforto. Tudo muito bruto e sem muita feminilidade. Três sapatos foram muito presentes: o mocassim de camurça masculino com o detalhe  de couro em outra cor; o salto alto preto todo trabalhado, que também têm com detalhes em outras cores, como amarelo; e a sandália super grotesca com o detalhe da corrente grossa (dourada ou preta), que aposto que vai virar queridinha de street style tanto para os homens quanto para as mulheres.





A burberry não é muito conhecida pelas bolsas, mas de um tempo para cá ela vem tentando criar peças diferentes e não tão comuns, e acho isso super legal, já que eles não tem nenhuma it bag para fazer em versões especiais. Agora nesse verão eles fizeram várias bolsas de tecido estilo saco, com uma pegada meio boho. Dessa vez as mochilas unissex com as iniciais com certeza vão ganhar uma atenção especial nas lojas, e as bolsas pequenas com grandes detalhes também achei bem interessantes.


Resumindo, acho que foi uma coleção bem interessante e com muitas peças desejo, mas de forma alguma foi aquele desfile que me deixou querendo tudo e surtado. SIM, isso acontece! Talvez teria combinado mais com uma coleção de outono e inverno, ao invés de primavera e verão.

Vou deixar aqui em baixo o vídeo do desfile para quem quiser ver melhor, ou saber como funciona. O desfile da Burberry sempre acontece em um parque super famoso aqui em Londres, e sempre tem uma orquestra linda durante o show.

PS para os petiscos deliciosos que eu trouxe para casa porque sobraram do coquetel que rolou para alguns convidados no restaurante da Burberry ontem a noite <3 haha