07 fevereiro 2016

Fashion Show: Roupas De Papel




Como eu já falei em alguns outros posts aqui do blog, o meu curso é dividido em termos. Cada termo tem em média seis semanas e aborda um assunto diferente. Eu estou esperando o meu feedback do último termo para mostrar melhor em vídeo como isso funciona, com a ajuda dos meus sketchbooks e etc.

Esse termo foi bem básico e complicado ao mesmo tempo. Abordamos duas unidades: uma sobre trabalhar com diferentes materiais em 3D, tirando inspiração da arquitetura, e a outra sobre controle de tempo.

A minha professora juntou essas duas unidades na seguinte tarefa: Três semanas de preparação, o que significa trabalhar com amostras (no nosso caso o material escolhido foi papel) e estudar a organização e preparação de um desfile. A quarta semana foi a preparação final, o que significa que tivemos que transformar as amostrar em uma roupa de verdade, e usar nossos estudos para preparar o desfile.

O nosso vestido (que poderia ser para qualquer sexo ou estilo) tinha que ser preto e branco e não podia ser estampado. O tema era arquitetura e como eram vestidos de papel, a intenção da coleção não era comercial. Nós tinhamos que usar a estrutura e detalhes de prédios para criar roupas em três dimensões. Uma coisa bem Lady Gaga no inicio da carreira.

Tivemos um photoshoot na segunda feira e o desfile foi na quinta. Foi tudo muito estressante e corrido, porque além de sermos os designers, fomos nós que fizemos as roupas e que preparamos tudo para o desfile. Seja luz, palco ou música, nós que organizamos tudo (com a ajuda da professora, claro).

Sobre o "tempo", abordamos ele nesse termo porque tempo é extremamente importante na indústria da moda. Cada coleção é feita para uma época do ano específica, e como tinhamos o desfile, teríamos que ter controle total do nosso tempo para terminar antes da data limite.

Na organização de um desfile o tempo também é bem importante, e tudo tem que ser bem contado. Quando tempo a modelo vai demorar para chegar no fim da passarela? Quando tempo ela vai ficar lá? Depois de quanto tempo sai a próxima modelo? Fora que precisamos da ajuda de todo mundo da minha sala, somado aos estudantes de maquiagem e cabelo, que ajudaram de montão na preparação das modelos. Como era roupa de papel, houveram até brigas por um grampeador antes do desfile começar, porque muitos vestidos estavam rasgando com os movimentos das modelos!

A única coisa que não quisemos fazer profissionalmente foi a escolha das modelos. Preferimos escolher meninas normais que estudam no mesmo colégio para evitar mais dor de cabeça e trabalho.

No fim deu tudo certo e eu resolvi mostrar pra vocês as criações. Gosto é uma coisa pessoal, mas saibam que todos esses vestidos levaram quase uma semana inteira para serem feitos, e semanas de prática. Minha sala tem mais do que 11 pessoas, mas apenas nós tivemos controle do papel e do tempo, e conseguimos apresentar nossas criações. Um dos vestidos não apareceu no site da minha escola, então não coloquei a foto aqui, mas foram 12 no total.

Em breve mostro mais coisas relacionadas ao curso. Boa semana a todos!













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com o Facebook: