18 agosto 2015

Bolsas da Chanel: Reissue 2.55 e Classic Flap


Galera, no post de hoje vou falar de duas bolsas muito famosas, mas que nunca tiveram seu lugar especial em um post aqui no blog. A marca de hoje é a queridinha da maioria das garotas por aí, CHANEL, e vou falar das duas bolsas mais famosas da marca.


A Chanel é uma grife francesa super respeitada, e sem dúvidas compete com Louis Vuitton no cargo da mais famosa e mais usada como símbolo de riqueza em filmes, livros e etc. Não sei porque depois de mais de 20 posts sobre bolsas de luxo, deixei uma das bolsas mais importantes de todas para traz. Mas tudo bem, hoje vou compensar o atraso fazendo um post 2 em 1 e falar de duas versões da mesma bolsa.



Todo mundo se confunde quando o assunto é o nome das bolsas da Chanel, e nesse post também vou tentar deixar isso um pouco mais claro.

Essa bolsa super famosa, que vocês com certeza já viram muito, foi criada inicialmente nos anos 20, quando Coco Chanel se cansou de carregar suas bolsas na mão, e depois de um tempo de adaptação e criação, a bolsa foi lançada oficialmente ao mercado em 1929. Se vocês conhecem um pouco da história da Chanel, sabem que durante muitos anos a parte de roupa e acessórios ficou "aposentada" por causa da segunda guerra mundial. Nesse época a grife vendia apenas Jóias e Perfumes.



A Chanel voltou com roupas e acessórios em 1954, e em fevereiro de 1955 eles lançaram a re-criação da bolsa, por isso o nome 2.55 (segundo mês do ano de 55). Mas essa ainda não era a bolsa que nós vemos hoje em dia, pois a alça era 100% ferragem e o fecho não tinha os C's cruzados como símbolo da grife. O antigo fecho se chama Mademoiselle, pelo fato de que Coco Chanel jamais se casou.

Essa bolsa foi sofrendo pequenas alterações durante os anos, e a partir de 1980 que ficou do jeito que a conhecemos hoje - com os dois C's cruzados no fecho e couro/tecido entrelaçando as ferragens da alça, exatamente como na foto a baixo:


Mas, para deixar a história ainda mais complicada, em 2005, após 50 anos do re-lançamento da bolsa, Karl Lagerfeld, atual designer chefe e diretos criativo da Chanel, fez uma coleção comemorativa, com bolsas idênticas as que Chanel tinha re-lançado em 1955. Essa coleção foi nomeada Reissue 2.55, por renascer a versão original da bolsa. É aí que as coisas ficam confusas:


Como ninguém é obrigado a saber nome de bolsa, principalmente os nomes das coleções especiais e todas essas babozeiras, atualmente é o seguinte: as bolsas mais populares, com couro na alça e os C's cruzados no fecho são conhecidas como Classic Flap's. Já as bolsas mais tradicionais, sem couro na alça e com o fecho Mademoiselle, são conhecidas como Reissue 2.55. Mas ambas as duas, são conhecidas como 2.55.


Deixando claro que eu não sei se esses são os nomes oficiais das bolsas no catálogo da Chanel, mas esses são os nomes que você utiliza para falar delas ou para pesquisar na internet ok?! Elas são diferenciadas nessa forma.

As maiores diferenças são a alça e o fecho, mas o couro e a forma como o Matelassê (xadrezinho clássico) é feito na Reissue 2.55 dão uma aparência de mais antiga, propositalmente para relembrar a bolsas de 1955.


Hora do preço.

Quando se trata de uma grife de luxo e bolsas muito famosas como essas duas e algumas da Louis Vuitton, por exemplo, o preço nunca vai diminuir. Não têm promoção e a única alteração que pode acontecer, é o aumento no preço, que acontece quase todos os anos com as bolsas da Chanel.

Vou colocar alguns preços aqui só para vocês terem uma ideia. Peguei a mesma bolsas se diferentes tamanhos. A ordem crescente do preço é a ordem crescente do tamanho.

Classic Flap: de 2 mil a 6 mil, com 5 tamanhos diferentes e com os preços já atualizados para 2015.

Reissue 2.55: de 4.7 mil a 6 mil, com 4 tamanhos diferentes e mesmos preços de 2014.

Chega de falar de nome, tamanho, couro e detalhes... Vamos ver algumas fotos dessas belezuras? Separei vários modelos especiais e edições limitadas para vocês verem. Muitas edições limitadas são feitas de tecido ou outros materiais diferentes de couro.












Essas são só algumas de várias edições limitadas ou cores mais exóticas que a Chanel já fez, principalmente da Classic Flap. Quase toda coleção/desfile tem uma nova estampa ou tipo de material diferente.

Por hoje é isso! Ainda têm várias outras bolsas da Chanel que eu vou falar aqui e de outras marcas também... Quem quiser alguma em especial (ou algum tipo em especial) só me pedir.

Bjs, Lucas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com o Facebook: