12 novembro 2015

Luxo Estampado: Emilio Pucci


Eu sempre insisto aqui no blog que marcas e nomes no mundo da moda são muito mais do que um preço alto e uma etiqueta. As pessoas falam mal e criticam quem gosta o tempo todo, mas esquecem que a moda é a forma mais fácil de introduzir arte no seu dia a dia. Pode parecer uma comparação boba, mas usar uma bolsa especial de uma casa de moda antiga é a mesma coisa do que ter o quadro de um pintor muito famoso em casa.


É obvio que tudo tem dois lados, e que as pessoas andam forçando esse lado ostentação e pagam fortunas simplesmente pela etiqueta, mas não podemos esquecer que na maioria dos casos essa etiqueta é reconhecida por outros motivos além do preço!

Fiz essa introdução porque esse post é sobre a Emilio Pucci, uma grife Italiana que eu sempre gostei, mas que estou super interessado agora por causa dos meus estudos sobre história da moda.


História

Emilio Pucci sempre foi de família rica, e por ser poliglota, viajado, e ter dado aulas de ski (que naquela época era esporte de rico) conheceu muitas socialites que futuramente viraram suas primeiras clientes.

A pegada das roupas que ele criava, e que a marca mantém até hoje era solta e confortável, tipo um sportswear elegante, e também com uma pegada mais relaxada, tipo roupa para gente rica ficar em casa. Nessa época a moda estava mudando muito por conta do final da segunda guerra, então todos os estilistas estavam aproveitando a disponibilidade e variedade de tecidos. As roupas eram a versão esportista da alta costura, com uma praticidade maior e preços mais baixos por conta dos materiais usados.


Ele começou a bombar principalmente no meio/final dos anos 50, quando os avanços tecnológicos o facilitaram na criação de estampas, que acabaram virando a assinatura da marca e o deixaram conhecido como "O Principe das Estampas".


Isso tudo aconteceu na mesma época que o high street (lojas baratas e comuns) começou a aparecer em cidades grandes como Londres, facilitando para quem não tinha dinheiro para pagar todos esses estilistas da época, que viraram empresas gigantescas hoje em dia. Isso fez com que assim como hoje, a moda que os estilistas famosos criavam fosse imitada por lojas baratas, e acabasse sendo usada pela maioria da população.


Hoje em dia a Pucci é uma das grifes favoritas de quem quer comprar peças estampadas e coloridas no mercado de luxo. Os lenços, macacões de seda, vestidos soltos e acessórios estampados são facilmente reconhecidos para quem conhece a marca. A moda praia da Pucci também ficou muito conhecida, com os maios e as famosas "saídas" que a mulher brasileira tanto gosta!


Eu sempre achei uma marca incrível, mas agora que estou estudando história da moda (me aprofundei no Pucci porque sou fã) estou amando ainda mais! Além de ser uma marca visualmente atrativa e com importância na história da moda, ela é uma das grifes que mais se encaixa com o estilo de moda da brasileira.



Muitas vezes vejo campanhas e coleções maravilhosas de grifes mega influentes como Chanel e Dolce & Gabbana, mas simplesmente não consigo ver esses vestidos e casacões sendo usados no Brasil. Morando em Londres você não precisa entender de moda para ver a diferença de estilo entre os lugares, e sem dúvidas estampas, tecidos leves e cores vibrantes se encaixam mais no estilo do Brasil.



Sim, os preços são bem elevados. Mas acho que vale a pena saber sobre a marca para tirar informação e inspiração das coleções e estampas, e quem sabe uma futura compra?! hahaha. Um lenço de seda estampado em um brechó de luxo pode ser uma boa ideia para quem não pode bater o cartão e sair cheio de sacolas da loja do Cidade Jardim.

Mas o que vale mesmo é conhecer um nome que alguns de vocês podiam não conhecer ainda, e saber um pouco mais sobre a história da Pucci, que é uma marca maravilhosa e mega importante na história e na moda atual.

Até o próximo post! Lucas :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com o Facebook: