14 julho 2015

Dica de Livro: Why Fashion Matters


Oi gente, tudo bom? No post de hoje vim indicar um livro incrível que eu terminei de ler semana passada. Comprei o "Why Fashion Matters" na lojinha do museu V&A, assim que saí da exposição do McQueen. Eu disse que ia fazer post da exposição, mas como não podia tirar foto, não rolou. Sai bem inspirado e resolvi comprar um livro de moda. Comprei esse porque pareceu uma leitura bem fácil, rápida e é do jeito que eu gosto: dividido em muitos capítulos. É tipo um toque meu, sempre conto quantas páginas os capítulos têm antes de comprar um livro, acho que quanto menor os capítulos, melhor.


Infelizmente esse livro não está disponível em Português, mas ele vende no Brasil, então quem consegue ler acha para comprar em livrarias maiores ou no site da cultura (nesse link). Traduzindo o título, seria "Porque a moda importa" e após poucos capítulos, você entende o porque da escolha desse título.


Ele é super pequeno, a letra é grande, os capitulos são pequenos e muitas vezes as páginas são enfeitadas ou com alguma frase gigante. Ou seja, é uma leitura rápida e não precisa fazer na ordem, já falo o porque:


São 101 capítulos, cada um com um assunto. A autora (que é uma Inglesa, chefona do London College of Fashion, uma das melhores faculdades de moda do mundo) explica nesses 101 capítulos, como funciona a indústria da moda. Ela tem uma visão muito geral da moda, e conseguiu explicar/gerar interesse em coisas muitas vezes ignoradas. O livro passa por todos os assuntos, como produção, história, marketing, auto estima, vendas e ética, tudo relacionado a moda.

Arrisco dizer que esse livro não é só para os interessados em moda. Muitos capítulos realmente te deixam a par dos impactos (positivos e negativos) que a indústria da moda tem, deixando claro que a moda importa!



Outra coisa importante é que ela nos ajuda a lidar com os problemas que a moda traz, e que nós como clientes precisamos tentar mudar, como o gasto exagerado de água para tingir uma calça jeans, ou o salário de menos de 100 reais para o trabalhador que faz roupas baratas em Bangladesh.

Aos que se interessam por moda, será uma leitura muito leve e interessante. Aos que o único contato com a moda é na hora de comprar roupa, será uma leitura quase necessária, para ver com outros olhos e entender melhor a importância de uma das indústrias que mais emprega e gera dinheiro no mundo.


Acho que daqui um tempo o livro será traduzido para o Português. Espero! O Inglês é bem formal e britânico, com algumas palavras um pouco complicadas, mas nada que um dicionário/tradutor não resolva.

Espero que gostem da dica, e desculpa aos que não conseguem ler em Inglês. Hoje comecei um livro que tem tradução, então se eu gostar eu indico ele aqui depois. Beijão, Lucas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com o Facebook: