01 agosto 2015

A bolsa mais luxuosa do mundo vai mudar de nome!


Que a Hermés, grife francesa fundada a quase dois séculos, é uma das mais exclusivas e luxuosas do mundo, quem me acompanha já sabe. Vocês provavelmente também sabem um pouco da bolsa Birkin, hiper-super famosa por causa da raridade, dificuldade de compra, preços absurdos e até uma suposta "lista de espera", que pode durar anos e anos (mas já mostrei aqui que não funciona bem assim).

Para saber mais sobre a Birkin, fiz um post completinho nesse link! e também já fiz um post com 5 itens desejo da Hermés aqui!


Enfim, hoje vim falar da polêmica que rolou essa semana em relação a origem do couro de Crocodilo da Hermes, usado nas bolsas Birkin e Kelly, que têm preços que podem chegar ao céu. A Bolsa Birkin mais barata (couro normal, tamanho menor e sem nenhum detalhe especial) custa uma média de 6 mil euros. A mais cara? Feita com couro de Crocodilo, ferragens de ouro 18 quilates, e aplicação de diamantes, é missão impossível comprar em uma loja normal da Hermés, por isso é normalmente vendida em leilões, chegando a 200 mil euros...


Enfim, vamos ao que interessa:

O PETA, grupo que está sempre defendendo os animais e a natureza, que vira e mexe causa polemica no mundo da moda (já brigaram com a Kim Kardashian, já causaram com a Zara, Burberry, e muitas outras lojas), divulgou um vídeo a mais ou menos uma semana, mostrando como o couro de Crocodilo da Hermés é produzido. É a barriga do crocodilo que cria aquele couro que a gente adora, por esse motivo, o documentário se chama A barriga da fera.

Vou deixar o vídeo aqui em baixo. Infelizmente ele é em Inglês, mas as imagens explicam o motivo da polêmica. Já aviso que as cenas são fortes e dão uma dorzinha no coração.


Como vocês sabem, tenho lido bastante sobre a origem de alguns produtos da moda, e esse vídeo mostra uma coisa bem diferente do que eu imaginava.

No post que linkei acima, que falo tudo sobre a bolsa Birkin, eu conto um pouco da história, e do motivo do nome. Resumindo: o nome Birkin, foi inspirado pela cantora e atriz britânica Jane Birkin, que sentou ao lado do CEO da Hermés em 1981. Após a divulgação do vídeo acima, ela disse que não quer mais o seu nome atribuído a esse modelo da bolsa, até que sejam adotadas melhores práticas na produção do couro de Crocodilo. É importante ressaltar que ela se refere apenas a bolsas Birkins feitas com o couro de Crocodilo. São mais de 10 tipos de couro utilizados pela grife, nos quais apenas 2 são de pele de crocodilo.


A Hermés divulgou uma nota dizendo que "entende e compartilha das emoções de Jane". A grife também disse que uma investigação está sendo feita na fazenda mostrada no vídeo e que ela não faz parte dos fornecedores de pele da Hermés.


Sendo ou não, isso sem dúvidas deve mudar. Comentei em um dos meus últimos posts que não sou contra a criação de animais para produção de peles e couros, pelo contrário. A questão é a garantir uma boa condição na qual esses animais são criados e mortos. Essa pressão da mídia, dos consumidores, e de pessoas mais influentes como a Jane, é extremamente necessária, para que assim como a criação de boi para carne, a criação de animais para couros e peles exóticas tenha ética.


E vocês, o que acham desse tipo de produto e principalmente, da reação que a Jane teve em relação a tudo isso? Não sei se foi apenas um pedido ou se ela tem direitos legais de tirar o nome dela da bolsa, mas imagino que a Hermés não irá negar. De qualquer forma, sempre chamarão de Birkin, e imagino que a Hermés tera uma boa explicação/reação a isso tudo.

Volto com novidades em breve, beijão, Lucas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com o Facebook: