23 junho 2015

Alta Costura: Famosa porém pouco conhecida.


Quem nunca ouviu falar em alta costura? Na verdade o nome de origem é Haute Couture, e você com certeza já ouviu falar pelo menos uma vezinha na vida. Em resumo, podemos dizer Haute Couture é um tipo de produção de moda (feito a mão para grifes e designer famosos) praticado na frança.


Na verdade ele foi criado na Inglaterra, mas isso não vem ao caso, pois no século 19 ele foi para a França e até hoje, Paris é a capital do Haute Couture. Sua principal finalidade era manter Paris a capital e o centro das atenções do mundo da moda. Haute Couture, não é simplesmente uma casa que produz vestidos lindos, ricos e bordados; existe um sindicato chamado Chambre Syndicale de la Haute Couture, com regras bem restritivas para o designer ou estilista que quiser se encaixar.


Quais são os principais requerimentos?

- A casa tem que produzir peças únicas para clientes privados, e para isso pelo menos um ajuste é necessário. O cliente também pode pedir alguma mudança nas roupas originais, para deixar ela realmente única.

- Eles precisam mostrar (lembrando que desfile não é a única forma de mostrar uma coleção) no mínimo duas coleções ao ano, uma em Janeiro e uma em Julho, sendo que cada uma dessas coleções precisa de no mínimo 35 looks (sejam vestidos ou conjuntos) para dia e noite.

- Como é um processo muito demorado, o sindicado exige no mínimo 15 pessoas trabalhando full-time, ou seja, período integral.

- Tudo que faz parte da roupa, do sapato ao chapéu,  deve ter sido feito a mão, sem exceções.

- Isso não é um requerimento, e sim uma curiosidade, pois muita gente pensa que não, mas existe sim, alta costura para moda masculina.


Agora vamos parar para pensar: para que tudo isso? 

Muita gente acha que esse tipo de roupa, que além de ter o nome da grife e a qualidade de uma marca de luxo, tem uma exclusividade e preciosidade jamais vista em outro ramo da moda, uma simples perda de tempo. Tempo porque, cada um desses vestidos ou seja lá o que for, demora de 100 a 400 horas de trabalho manual para ficar pronto. Agora você entendeu porque o vestido que fulana usou no Oscar pode chegar a 6 dígitos?

Foto durante a produção do vestido Christian Dior que apareceu acima. 

O Haute Couture sofreu uma crise brava um tempo atrás, tipo Brasil atualmente, sabem? Quando ninguém mais tem esperança de melhorar? Esse consumismo exagerado dos dias atuais, fortaleceu as lojas de departamento mas prejudicou muito o mercado de luxo, principalmente a alta costura que não é nada mais do que o luxo do luxo. Mas com o aumento de riquezas em alguns países, principalmente os Asiáticos, o Haute Couture não só teve um aumento no número de clientes, mas novas grifes como Dolce & Gabbana e outras, aderiram a essa forma artesanal de produzir moda.


A verdade é que o Haute Couture está muito longe de ostentação e luxo. Claro que isso acontece (e muito) em um mundo paralelo não muito próximo ao meu, mas Alta Costura na verdade é a forma capitalista que as grifes e designers conseguiram para mostrar esse tipo e arte, e manter uma tradição passada de hereditariamente (ou simplesmente desenvolvida com o treino) de costurar, bordar, e trabalhar com materiais e peças preciosas.


O consumo está sempre presente, para mostrar como existe desigualdade social nesse mundo, mas, ao contrário das fábricas de roupas baratas de Bangladesh, que pagam uma média de 40 dólares mensais para um trabalho repetitivo e cansativo, a Alta Costura é justa, paga bem, e preserva tradições muito antigas, que se dependessem da economia atual, já estariam extintas.


Eu sei que esse texto fugiu um pouco da forma como costumo escrever aqui no blog, mas é porque eu realmente queria fazer um texto mais explicativo, mostrando um pouco do que é Alta Costura e de como funciona esse mercado. Aposto que agora, vocês verão o assunto com outros olhos.

Pretendo fazer outros posts explorando mais o assunto, mas isso vocês verão daqui um tempo. Um super desculpa para a ausência, que esses dias que meu pai estava aqui ficou maior ainda. Estou com problema na organização do tempo, mas ta rolando um post ou outro as vezes né?!

Abraços, Lucas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com o Facebook: